Manteigas Quem são Elas


Manteigas Quem são Elas

 

 

Óleos e gorduras têm um papel fundamental na alimentação humana. Além de fornecerem calorias, agem como veículo para as vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K1. Também são fontes de ácidos graxos essenciais como o linoleico, linolênico e araquidônico e contribuem para a palatabilidade dos alimentos.

Nos últimos quinze anos tem surgido um crescente interesse na tecnologia de modificação dos óleos e gorduras.

Os componentes mais expressivos são os triglicerídeos e suas propriedades físicas. Eles podem ser o único constituinte de um produto ou fazer parte de uma mistura. 

Existem casos, onde é necessário modificar as características desses materiais, para adequá-los a uma determinada aplicação, e o setor industrial de óleos e gorduras tem desenvolvido diversos processos para manipular a composição das misturas de triglicerídeos.

A estrutura básica dos óleos e gorduras pode ser redesenhada, por 3 processos a hidrogenação, a hidrólise  e a interesterificação.

 

Hidrogenação:

É a adição de hidrogênio nas insaturações dos ácidos graxos, permitindo transformar óleos em gorduras plásticas, como a transformação de óleo vegetais em margarina, tornando-as mais rígidas ou reduzindo a suscetibilidade a rancidez.

 

Gordura Animal:

É a gordura retirada de animais. A vantagem da gordura animal é que existe naturalmente em forma sólida, ao contrário da maioria das formas de gordura vegetal.

 

Gordura Vegetal:

A gordura vegetal é toda gordura que é extraída de plantas – desde óleos de sementes, como girassol, soja, algodão, canola, entre outros, como os óleos de frutas como amendoim, amêndoas e óleo de oliva.

A gordura vegetal em seu estado natural é ótima para a saúde porque grande parte da sua composição é de gordura insaturada. 

Todos os óleos vegetais são naturalmente livres de colesterol.

 

Gordura Vegetal Hidrogenada:

A maioria das formas de gordura vegetal é líquida, para transformá-las em “gorduras sólidas” elas passam pelo processo que se chama “hidrogenação”.

 

Rancidez ou rancificação:

É a oxidação das gorduras, tornando-as com um odor ruim, aspecto característico e impróprias para consumo.

 

Manteiga

A manteiga ou mantega é um produto a base de gorduras do leite, batido até se transformar numa emulsão de água em gordura. Manteiga é o nome dado de forma exclusiva ao alimento obtido do leite de vaca, se for de outro animal o nome correto é manteiga de mais o nome do animal de origem.

 

Manteiga clarificada:
É a manteiga sem água e sólidos do leite que ficam no produto. O processo de obtenção é simples: basta aquecer de modo controlado para a água evaporar e os sólidos se separarem da gordura.

Na cosmética tem sido bastante difundido o uso de manteigas vegetais em shampoos cremes e loções. 
Por causa o do componente gorduroso, seu uso originalmente se restringia a produtos para peles e cabelos secos e ou danificados. No entanto, hoje em dia usa-se em todos os tipos de pele e de cabelos, com critério na quantidade de uso e formas de aplicação.
Clique no Link para ver a Manteiga de Tucumã

Clique no Link para ver a Manteiga de Ucuuba




Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.


Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.


Até a próxima

Maria José

Equipe Técnica Sabão e Glicerina

 Clique Aqui para visitar nossa loja virtual

 



Nenhum comentário: