Cosméticos e Insumos Saiba Quem é Quem


A alguns anos atrás, fazer cosméticos era privilégio dos bioquímicos e farmacêuticos exclusivamente. Com a chegada dos produtos para corpo artesanais, um novo público surgiu no panorama do mercado internacional. Hoje muitas pessoas procuram fazer seu próprio produtos para banho e cuidados com a pele, incrementandos-os com insumos naturais ou artificiais da área cosmética.

Para ajudar este novo público, esta matéria vem esclarecer alguns conceitos e dúvidas que surgem e ficam no meio do caminho, gerando mal-entendidos e confusões na hora de comprar e ou manipular os produtos.

Pois bem, vamos esclarecer:

Segunda o ANVISA, Cosméticos, Produtos de Higiene e Perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.

Ou seja cosmético é todo o produto acabado e pronto para o uso do consumidor. Este uso é externo e pode abranger um ou mais regiões do corpo.

Matéria-prima ou insumo, é todo aquela substancia ou conjunto de substâncias que entram na produção de um cosmético ou produto final, e que será modificada durante o processo de confecção do produto final. É um ingrediente ou conjunto de ingredientes da composição do produto final.

Uma matéria-prima pode ser um produto final ou cosmético? Sim, em alguns casos, o insumo ou matéria-prima é o próprio cosmético ou produto final. Um exemplo disso é o óleo de amêndoas que é vendido por diversas marcas de empresas de cosméticos.

Qual a diferença entre o insumo sozinho, e como produto final? A diferença é que como insumo ele está completamente puro, sem a adição de nenhum outro produto que agregue valor à formulação, como cosmético, ele pode estar diluído e adicionado de conservantes, corantes e ou perfumes que lhe conferem características diferentes do produto original.

Um exemplo que mostra bem esta diferença, é o conhecido óleo de rosa mosqueta. O insumo, é puro, vendido separadamente como matéria-prima para diversos produtos cosméticos, onde entra em quantidades varáveis como ingrediente das formulações.

Encontramos também no mercado, o produto óleo de rosa mosqueta cuja indicação é cicatrizante e ou regenerador da pele. Este produto, nada mais é do que a matéria-prima, diluída (não é 100% puro) e vem adicionado de conservantes, perfume e o veículo.  
 
Por conta desta diferença, encontramos um valor diferente entre a matéria-prima e produto final encontrado em lojas e perfumarias, e outras diferenças na aparência e consistência do produto. O insumo tem cor diferente, não tem odor, deve ser puro e não vem com conservantes, já que sua finalidade é ser adicionado a uma formulação.

Apenas para esclarecer, veículo ou solvente, é a substância na qual dissolvemos os ingredientes ou insumos da formulação, geralmente é o produto em maior quantidade da fórmula. Um exemplo é a água deionizada que se usa para dissolver as bases para shampoo e outros produtos.  

É fundamental ressaltar que os insumos JAMAIS DEVEM SER UTILIZADOS PUROS, fora de uma formulação, pois toda substância cosmética tem um limite de concentração de uso, o uso fora deste limite pode causar efeitos indesejados que vão desde coceiras leves até problemas graves que podem levar o usuário a ter que consultar um médico para resolvê-los.

Embora as substâncias usadas sejam rotuladas como cosméticos, elas nem sempre são inócuas ou livres de feitos colaterais quando utilizadas erroneamente. A aplicação de produtos na pele ou no cabelo tem que ser feita de forma responsável para que não produza efeitos indesejados ou problemas mais sérios.

Se você não conhece bem o produto ou isumo que está comprando, consulte o seu vendedor e peça esclarecimentos, nunca compre ou use algo que não conheça bem, pois o uso errado como já colocado, pode causar efeitos colaterais prejudiciais. 

Antes de tudo SEJA UM CONSUMIDOR RESPONSÁVEL, saiba o que está comprando, e onde e como vai utilizar. Sempre compre em locais idôneos que possam garantir a qualidade do produto comprado.

Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando o que você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.

Até a próxima

Equipe técnica Sabão e Glicerina



Dicas e Receitas com Argan

Dicas e Receitas com Argan


Uma curiosidade! A rainha Cleópatra já usava o Óleo de Argan para hidratar os cabelos e proteger a pele contra os maleficios do deserto.

Rejuvenescimento dos fios
Na hidratação use para cada 20ml de Máscara, use 10ml de Argan e deixe agir de 10 a 15min. Ou Adicione 1 colher de chá de Argan ao seu sistema de hidratação. Os resultados são imediatos e, com uso contínuo, gradativos.

Finalizador:Após o penteado, aplique de 2 a 5 gotas sobre os fios para dar brilho, eliminar o frizz .

Na Escova:
Aplicado antes da escova, o óleo de Argan diminui o tempo de secagem. Se usado como finalizador, depois da escova, previne as pontas duplas. Diferente dos outros finalizadores, o óleo de Argan pode ser usado diariamente.

Para Turbinar A Máscara: coloque algumas gotas misturadas ao cosmético e aplique depois do xampu e antes do condicionador. Funciona como “transporte” para os nutrientes chegarem até o interior da fibra capilar.

Para Proteger E Hidratar Como Leave-In: algumas gotas (duas para cabelo curto e até cinco para o comprido) podem ser aplicadas nos fios antes de secarem completamente.

Para Controlar O Frizz E Dar Brilho: usados no comprimento e nas pontas quando o cabelo estiver seco tiram o arrepiado e selam as pontas duplas.

Para Um Tratamento De Choque: aplique o óleo nos fio secos, massageando mecha por mecha, deixe agir por dez minutos e enxágue.

Loção para fios fracos:
Ingredientes:
· 2 col. (sopa) de vinagre de maçã
· 2 col. (sopa) de mel
· 2 col. (sopa) de azeite
· 2 col de sopa de óleo de Argan
· 10 gotas de vitamina E oleosa
Modo de Fazer: Passe nos cabelos e cubra a cabeça com uma toalha quente. Massageie delicadamente o couro cabeludo.
Deixe agir por 20 minutos e lave. Aplique uma vez por semana.

Máscara de Hidratação Caseira com Óleo de Argan
Ingredientes:
- 1 punhado de alecrim seco em folhas;
- 2 colheres (café) de mel;
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural;
- 1 colher(sopa) de polpa de acerola;
- 1 morango;
- 1 colher (chá) de óleo de argan.
Modo de Fazer: Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador até formar um creme. Passe em todo o cabelo, mecha por mecha. Deixe agir por pelo menos uma hora e lave com um xampu neutro. Coloque no xampu 1 colher (chá) de óleo de argan. Faça esta hidratação duas vezes por semana.

Máscara de hidratação caseira 2
para cabelos secos e sem vida
Ingredientes:
- ½ colher (café) de óleo de argan
- 1 colher (sopa) de abacate bem maduro
- 1 colher (sopa) de mamão papaia bem maduro
- 1 colher (sopa) de iogurte
Modo de Fazer : Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Aplique 1 cm do couro cabeludo e passe mecha por mecha enluvando os fios. Deixe agir por uma hora e lave os cabelos com xampu neutro. Coloque no xampu 1 colher (chá) de óleo de argan. Faça esta hidratação duas vezes por semana.

Mascara capilar 1:
Ingredientes:
· 1 copo de iogurte natural
· ½ abacate
· 10 ml de óleo de Argan
· 1 xampu de sua preferência
Modo de Fazer: Bata o abacate, o iogurte e o óleo no liquidificador. Lave os fios com xampu, divida o cabelo em mechas e aplique a mistura do comprimento às pontas. Enrole o papel-alumínio na cabeça (com a parte brilhante para dentro) e deixe agir por 40 minutos.

Mascara capilar 2:
Ingredientes:
· ½ abacate
· ½ mamão
· 1 banana
· 10 ml de óleo de Argan
Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador, lave o cabelo e aplique a mistura da raiz às pontas. Deixe agir por 30 minutos. Repita uma vez por semana.

Mascara capilar 3:
Ingredientes:
· 500 ml de suco de limão
· 1 laranja descascada e picada
· 1 col. de mel
· 1 col. (café) de óleo de argan
Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador, menos o óleo de argan. Então, misture o óleo. Aplique no cabelo e deixe por 40 minutos. Lave com xampu neutro. Repita duas vezes por semana.


Processos químicos:

Coloração, descoloração e alisamento
Durante o preparo, adicione 1 colher de chá do óleo de Argan. O cabelo ficará hidratado e protegido contra o ressecamento, as cores mais vivas e os fios mais sedosos.

Receita caseira para quem faz chapinha
Ingredientes:
· 1 g de D-pantenol
· 1colher de chá de óleo de argan
· 1 col. (sopa) de açúcar (mascavo ou cristalizado)
· 2 col. (sopa) de creme de tratamento
Modo de Fazer: Misture tudo em uma tigela não metálica e aplique no cabelo molhado. Massageie o couro cabeludo e os fios e deixe agir por cerca de 30 minutos. Enxágue.

Receita Caseira Para Quem Faz Progressiva, Alisamento
Ingredientes· ½ abacate
· 1 clara de ovo
· 1 colher de chá de óleo de Argan
Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador. Aplique a mistura da raiz às pontas e deixe agir por 40 minutos. Faça uma vez por semana.


Para a Pele:
Aplique o óleo de Argan sobre pernas nuas para um brilho maravilhoso, sem meias.

Massagem anti-rugas:
Coloque 2 gotas de óleo de Argan na palma da mão. Espalhe-as na ponta dos dedos e massageie o rosto delicadamente, de baixo para cima e do centro para os lados. Ao final, lave o rosto com água em abundância. Repita uma vez por semana.

Creme anti-rugas:
Esta é muito simples de preparar e pode ser aplicada todos os dias, se você quiser.
Ingredientes:
· 2 colheres (sopa) de gérmen de trigo;
· 1 colher de chá de óleo de Argan;
· 1 vidro de óleo de amêndoas.
Modo de Fazer: Em um recipiente de vidro, com tampa, misture os dois ingredientes. Aplique na pele limpa, em movimentos circulares com as pontas dos dedos. É aconselhável aplicar à noite e deixar até o outro dia, lavando o rosto pela manhã.


Creme anti-rugas 2:
Para ser usado por um mês, depois dar um parada de 2 meses e poderá retomar novamente.
Ingredientes:
· 10ml de óleo de Argan;
· 10ml de vitamina E oleosa
·  1 g de D-pantenol
· 20 gramas de lanete
Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes em um potinho e, como não tem conservante nesta receita, aconselhamos a guardá-la na geladeira.
Modo de Uso: É só passar no rosto a noite antes de dormir,e, ao acordar lavar o rosto e retirar o que sobrou do creme na pele.


Lifting Caseiro:
Especial para ser aplicado antes de uma maquiagem, por exemplo. Deixa a pele bem tonificada!
Ingredientes:
· Clara de um ovo;
· 1 colher de chá de óleo de Argan
· Chá de camomila gelado.
Modo de Fazer: Lavar o rosto com sabonete neutro e aplicar compressas de chá de camomila gelado por cinco minutos. Bater uma clara de ovo levemente com o óleo de Argan e aplicar no rosto, por quinze minutos. Pode ser feita uma vez por semana ou sempre que for necessário.

Massagens Interessantes Para Potencializar Os Tratamentos:
· Comece aplicando o creme pelas pontas dos dedos, como se calçasse luvas e vá até os punhos;
· massagear as cutículas é excelente para deixá-las hidratadas e com bom aspecto, auxiliando no crescimento das unhas.
· levante os dois braços e aperte bolinhas imaginárias, aperte e solte por um minuto, abaixe-os e depois repita o mesmo movimento. Pode ser feito todos os dias.


Para obter outras receitas, consulte a nossa loja virtual!!!!!!



Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando o que você achou!!!!!

Até a próxima

Equipe técnica Sabão e Glicerina