Marketing olfativo – Conheça melhor esta Tendência




Marketing olfativo – Conheça melhoresta Tendência



O efeitosobre o estado de espírito do consumidor é o único território que resta paraprover benefícios novos e atraentes.”
Melinda Davis


O livro “ O perfumista” do escritor alemão PatrickSüskind, apesar de ficção, é uma metáfora exagerada do efeito do olfatonas emoções humanas. Ele tem a capacidade de aguçar no leitor a atençãopara o mundo dos odores e a percepção da influência deles no estado emocionaldas pessoas e de sua memória olfativa.
Quem de nós, ao experimentar um perfume, não se lembrou de um momentoromântico e quase imediatamente a emoção do momento apodera-se de novo denós.
Ou então,estava meio triste e experimentou um perfume muito gostosoque o fez sentir leve!!!!!!
Pois é!!! Esta capacidade humana,consegue alterar nossos estados emocionais proporcionandosensações inesperadas e com a força para mexer com a nossa psique muitomaior do que imaginamos.
Imagine a seguinte cena: uma pessoa passa pelo corredor do shopping esente um irresistível cheiro de chocolate, ao virar-se ela descobre uma loja dedoces. Ela entra no estabelecimento e sai com uma sacola cheia de guloseimas. Essa éapenas uma das estratégias que o marketing olfativo possui para “fisgar” ocliente.


O que é Marketing Olfativo:

A comunicação de uma marca hoje, precisa envolver o cliente,tornar-se uma “experiência sensorial” que vai além do áudio e vídeo. É preciso uma visão baseada no aspecto emocional, pois nunca o emocional contou tanto nas vendas como atualmente.
O cliente não quer comprar somente produtos, ele quer estar em umlocal prazeroso e confortável que o deixe feliz.
Quase toda nossa compreensão do mundo acontece através dos sentidos.Eles são nossos vínculos com a memória e podem atingir diretamente nossasemoções. Eles interagem com nossas experiências diárias e contribuem para que possamos distinguir um produto dooutro. Estão inseridos em nossa memória e fazem partede nossos processos de tomada de decisão.
O cheiro nos afeta significativamente mais, do que imaginamos.Subestimamos a importância de seu papel para nosso bem-estar. O olfato é oúnico sentido que não podemos desligar.
Neste contexto surge o Marketing Olfativo.Técnica que vem do convencimento de que objetos, pessoas, casas, comunidades, cidades, e até países,têm aroma próprio.
Apesardas empresas hoje, ainda terem sua identidade limitada à imagem (no logotipo,por exemplo), não atentaram para o efeito que um aroma agradável produz na experiência dos usuários.
O marketing olfativo pode levar as empresas a redimensionarem o espaço físico para atrair clientes, e compreenderem o aroma do seu ambiente como algo estratégico, capaz de mudar profundamente sua identidade, sua marca, otimizando o desenvolvimento e a qualidade de serviços inovadores com foco no usuário.
Os métodos e estratégias do marketing olfativo, podem atribuir um grande apelo emocional ao consumidor,influenciando diretamente suas decisões e sua satisfação, nomomento da compra.


Como funciona o Marketing Olfativo:

No Brasil quem mais se identificou com o marketing olfativofoi o varejista, seja ele do ramo alimentício, moda, eletro-eletrônico, etc.Além disso, muitas empresas, consultórios médicos, escritórios já usam omarketing olfativo em seus negócios. Sua principal ferramenta é a aromatizaçãode ambientes, que é feita através de aparelhos eletrônicos ou ar-condicionado,instalados nas lojas, escritórios, etc.
Por serem muitos discretos os clientes acabam achando que aquelecheiro é natural da loja.
Outra novidade é a aromatização de impressos emanúncios de revista, cartões, folders, etc. Isso leva o cheiro daempresa vá até o cliente, além de causar um maior impacto nas campanhaspublicitárias.
O marketing olfativo vai desde a aromatização até o desenvolvimento dologo olfativo.


Objetivos/Resultados do Marketing Olfativo:

  • Adecisão de compra do cliente pode ser incrementada, elevando o tíquete médio devenda.
  • Criaruma “identidade olfativa” vinculando a marca ao aroma escolhido, possibilitandonovas ações de comunicação junto ao cliente.
  • Aumentoda fidelização e retenção do cliente.
  • Valoragregado ao produto e à marca.
  • OAroma age como estímulo.
  • Tendênciasde compra pela qualidade de vida, bem-estar e paz de espírito.
  • Umavez sentindo-se “acolhido”, o cliente dentro da loja está muito mais apto acaptar e absorver informações e experiências.




Um exemplo de Marketing Olfativo abaixo:


Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

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Até a próxima.

EquipeTécnica Sabão e Glicerina




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