Peles Sensíveis e seus Cosméticos








Peles Sensíveis e seus Cosméticos


A pele sensível é um problema comum entre mulheres e homens que, durante os últimos anos, tem aumentado, com maior número de pacientes com sensação de desconforto subjetivo de pele sensível.
A pele sensível (ou reativa, intolerante ou irritada) é definida como uma pele que reage vermelhidão ou sintomas subjetivos (como sensação de pinicamento, queimação ou formigamento, e possivelmente de dor ou prurido) à vários fatores incluindo radiação ultravioleta, calor, frio, vento, cosméticos, sabonete, água, poluição e stress.

O tratamento e controle dos sintomas da pele sensível é sempre difícil para ambos, o médico e o paciente, sendo importante os cuidados com a pele que não causem desconforto.

A pele sensível envolve um mecanismo irritativo e não imunológico, nela ocorre uma reação inflamatória resultante da penetração na pele de substâncias potencialmente irritantes devido à alteração da função da sua barreira natural. Um estudo que investigou as respostas da pele a vários irritantes mostrou que 14% de peles sensíveis em uma população normal está relacionada a uma barreira fina e permeável .

As ceramidas são, provavelmente, os elementos principais no armazenamento de água no estrato córneo. Assim, em alguns distúrbios como dermatite atópica e dermatite seborreica, a modificação nos lipídeos intercorneocíticos induz a uma diminuição do limiar de tolerância da pele e, portanto, a torna mais sensível a substâncias irritantes e estímulos exógenos. Mesmo uma pequena irritação leva a uma resposta inflamatória.

O uso de sabão e alguns produtos cosméticos de higiene, protetores solares e esfoliantes químicos que não são adequadas para a pele do paciente são alguns dos fatores desencadeantes dos sintomas da pele sensível. Algumas substâncias químicas, tais como propilenoglicol, álcool, butilenoglicol e trietanolamina são substâncias irritantes para a pele que são comumente encontrados em muitas formulações cosméticas.

O pH da formulação final é, muitas vezes, um fator irritante e agravante na pele hiperreativa. A pele apresenta pH levemente ácido (4,6 – 5,8), que contribui para que ocorra proteção bactericida e fungicida em sua superfície.

O controle do pH cutâneo, sob o ponto de vista cosmético e/ou dermatológico, são de extrema utilidade, uma vez que o contato com substâncias agressivas, como detergentes, costuma ser freqüente, ou até mesmo para evitar a utilização de produtos tópicos inadequados

Os hidratantes constituem uma das mais importantes classes de produtos cosméticos uma vez que apresentam ampla utilização tanto para ação preventiva,  como também por sua utilidade como coadjuvante da terapêutica dermatológica .

Em meio aos diversos recursos usados para hidratar a pele, a adição de substâncias ativas em formulações cosméticas tem sido um fato bastante freqüente. O emprego de ceramidas em produtos cosméticos vem crescendo, pois as ceramidas endógenas, que fazem parte do manto lipídico da pele, atuam retendo água no estrato córneo e, portanto, ajudam na manutenção da hidratação da pele.

O uso de tensoativos suaves, e adição de Polysorbatos na formulação de shampoos e sabonetes líquidos, além da não adição de sal e correção do ph para um ph neutro ou mais próximo do ph da pele, confere a estes produtos uma suavidade compatível com as necessidades das peles e cabelos ou couro cabeludos mais sensíveis, que necessitam de cuidados extras para ser manterem saudáveis e viçosos.

Alguns emulsionantes suaves como a lecitina de soja, promovem uma maior hidratação e uma maior absorção dos ativos usados em cremes para a pele.

Pensando em atender mais plenamente seus clientes a sabão e glicerina está disponibilizando um curso com abordagem específica em produtos para as peles sensíveis, e oferecendo novos produtos exclusivos que atendem este tipo de necessidade aos nossos clientes.

 






Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.


Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.

Até a próxima

Maria José

Equipe Técnica Sabão e Glicerina







Nenhum comentário: