Decore sua casa com aromas




Os aromas têm grande poder sobre o cérebro humano. A memória olfativa pode trazer à tona sensações e lembranças que desencadeiam reações em poucos segundos. Isso torna importante aromatizar os ambientes para que eles tragam sensação de paz e conforto, por exemplo.

Além de melhorar o clima e dar uma carinha mais zen, os aromas ainda têm a função óbvia de deixar a sua casa mais cheirosa e aconchegante. Eles ajudam na adaptação de fuso horário, previnem doenças, espantam mosquitos e insetos, acalmam, ajudam na sedução, refrescam e deixam a sua mente trabalhar com mais tranqüilidade.

Sua casa tem odores porque você e sua família levam uma vida ativa dentro dela. Mesmo que a cozinha e o banheiro sejam talvez os lugares mais críticos do ponto de vista do olfato, todo o espaço da casa pode se modificar somente variando os aromas que você percebe neles. Você verá que tem à sua disposição “armas químicas” muito simples de usar.
Memórias e sentimentos

Você já notou que certos cheiros lembram a sua infância e imediatamente podem te deixar triste ou feliz? É que a parte do seu cérebro responsável pelo sentido do olfato (chamado sistema límbico) controla as emoções e a memória. De todas as sensações, os odores são os que o seu cérebro capta mais diretamente. Este registro pode ser guardado durante anos ou até décadas, à espera de um novo aroma que o resgate do esquecimento. Isso não é surpreendente? Você pode utilizar este sistema para pôr em sua casa um toque mágico e especial através dos cheiros.
Super sensível

O sentido do olfato é o mais sensível e especializado de todos os sistemas sensoriais. Os odores viajam pelo ar em forma de vapores que contém moléculas químicas. Estas moléculas são captadas por células nervosas especializadas localizadas na parte alta do interior das fossas nasais. Estas células são capazes de diferenciar milhares de cheiros diferentes. Uma vez que os tenham captado, transmitem a informação aos bulbos olfativos e dali para partes do cérebro que se relacionam com as memórias e os sentimentos. Qualquer coisa que “cheire” na sua casa estará influenciando as memórias e as emoções das pessoas que sentem esse odor. Por isso, modificar os aromas da sua casa é uma forma “química” de decoração e também uma mensagem de boas vindas que fica guardada na memória.

Você sente necessidade de cheiros que sejam apropriados para a sua cozinha, seu banheiro e toda a sua casa? Gostaria de viver em um espaço onde poderia controlar os aromas de forma agradável e divertida? Claro que sim, porque o sentido do olfato é essencial para a sua qualidade de vida. Mesmo que a maioria das pessoas concorde que os sentidos mais importantes para a vida são a visão e a audição, as outras sensações também são fundamentais.

Então, mergulhe no maravilhoso mundo dos aromas! Perfume o ambiente com odores de frutas, flores ou outras fragrâncias de sua preferência. Sua casa ficará com cheirinho de limpeza e atrairá boas energias – e seus convidados sempre se sentirão bem-vindos.

Para aromatizar uma casa com óleos essenciais, tudo depende do cômodo que será aromatizado e o momento.









Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando o que você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.

Até a próxima

Maria José

Equipe Técnica Sabão e Glicerina







4 comentários:

Janaine Costa disse...

Olá... adoraria saber qual ou quais as melhores essencias para se fazer aromatizador para produtos e para lojas...para atrair os clientes assim entrando mais dinheiro.... e qual a melhor essencia para local de trabalho, tenho um atelie e gostaria de uma que motivasses a criatividade e disposição...obrigada.
meu email coisinhasdejana@hotmail.com

*betinha* disse...

Olá Maria José, tudo bem? Adorei o post, aromatizantes são realmente um carinho nos nossos lares, sem nenhuma dúvida.Obrigada pelas dicas e receitas,Bjs.

cema disse...

Olá Betinha, obrigada pelo carinho!!!!

cema disse...

Olá Janaine
Perfume ou essência é uma questão de gosto pessoal. Uma essência leve é a mais indicada para ambientes de trabalho. O que você faz no seu ateliêr? Com que material trabalha? Procure uma essência que tenha afinidade com o seu tipo de trabalho e que seja suave para envolver seus clientes.
Se quiser me dar mais detalhes me escreva em pvt tecnico@sabaoeglicerina.com.br.
Ps.: Eu não entendo muito de aromaterapia,minha área é a cosmética e a química,o resto é pura opinião pessoal.
Abraço

Maria José