Cera de Abelha história e Benefícios


Cera de Abelha


História:
As propriedades da cera natural são conhecidas desde os primórdios da humanidade. Os egípcios, há mais de 6.000 anos, utilizavam a cera de abelha no processo de embalsamento de suas múmias, inclusive, foram encontrados blocos de cera inalterados em túmulos egípcios e em navios naufragados.
Como a cera possui oxidação lenta, dura por muito tempo, desde que não seja atacada por traças da cera ou exposta a altas temperaturas.

A palavra Múmia, não é precisamente de origem Egípcia e sim da palavra moum de origem persa, que significa cera.
Entre os Romanos fazia-se o uso da cera para modelar o perfil humano. Além disso, os romanos eram conhecidos por fabricar frutas de cera que eram impossíveis de ser diferenciadas das originais. Praticamente todos os povos da Antigüidade usavam cera nas cerimônias religiosas.

A cera de abelha era usada, dentre outras aplicações, como pagamento de tributos, taxas e multas. Em 181 depois de cristo, a cidade de Córsega (uma ilha ao sul da França) pagava a Roma 38 toneladas de cera a titulo de tributos.

Na idade média, tabletes de madeira cobertos com cera eram utilizados para correspondência e inscrições provisórias. Para escrever utilizava-se um instrumento de metal afiado de um lado e largo e achatado do outro, que seria para apagar. Na Igreja pode simbolizar a carne de Cristo, e durante as cerimônias religiosas eram utilizadas velas fabricadas de cera; o pavio simboliza a alma de Cristo, e a chama a divindade. Tanto o mel quanto a cera são considerados alimentos sagrados.

Era utilizada também na medicina, entrando na composição de pomadas, unguentos e emplastos. Mascar cera estimula a salivação, facilitando a digestão, pois estimula as atividades secretórias e motrizes do estômago, ao mesmo tempo em que elimina o tártaro dos dentes e fortifica a gengiva.
As populações tradicionais indígenas e não indígenas como os quilombolas, fazem uso deste recurso para combate natural de pragas, benzimentos, rituais e artesanato, constituindo um traço cultural significativo.
As ceras eram utilizadas também na impermeabilização de vasos, cestos, barcos, tecidos ou como combustível para lamparinas.
A cera de abelha é um produto de consistência plástica, de cor amarelada, muito fusível, obtida através da coleta controlada dos favos de mel em apiários e/ou na natureza. Sua coloração varia conforme o tipo de abelha e a vegetação ao redor da colméia, desde tonalidades de amarelo alaranjado, castanho esverdeado até cinza. O seu aroma é floral sendo também influenciado pela florada que a origina.


Composição e características:

A cera de abelha é um produto fisiológico,  é originada da secreção de 8 glândulas cerígenas situadas no abdome das abelhas operárias. Estas glândulas ficam ativas entre o 13º e 18º dia de vida da abelha, para  a  sua  elaboração  as  abelhas  engolem  e  digerem  o  mel; transformam  o  alimento  em  gordura  e,  em  24  horas,  já  estarão  fornecendo  cera. A cera é expelida pelas glândulas cerígenas na forma  líquida,  e  se  solidifica  somente  quando  entra em  contato  com  a  temperatura ambiente,  as  quais  são  segredadas  em  forma  de  pequenas  escamas. 

A abelha operária desprende do seu corpo com auxílio das patas posteriores para levá-la até as suas mandíbulas. Depois a cera é amassada e triturada com outras secreções próprias das abelhas, antes de ser depositada no favo em construção. Os favos se tornam escuros por causa da saliva das abelhas, da própolis e de fragmentos  deixados  pelas  crias  por  ocasião  das  mudas  durante  o  seu desenvolvimento, dejeções das crias e emanações dos corpos das abelhas adultas. As abelhas necessitam consumir 6 a 7 kg de mel para secretar 1 kg de cera.

A cera é uma substância oleosa, que se solidifica em forma de lâminas delgadas, quase transparentes.Sua composição é de natureza lipidica, basicamente ácidos graxos.

A cera é composta por ácido cerótico e palmítico, esteres alcoólicos hidrocarbonetos, álcoois monohídricos, ácidos, ácidos hydroxy, óleos,  ésteres, gordura, ceroleína, é rica em  vitamina A 100g contêm 4096 U.I.,contém traços de própolis (aproximadamente 6%), de pólen e diferentes pigmentos e  outras substâncias. A cera tem uma estrutura cristalina granular, cuja forma de cristalização da cera depende da temperatura.

É isolante elétrico, funde a 63/64 graus centígrados, amolece a partir dos 35 graus, e tem densidade próxima da água. É muito maleável, e solúvel em gorduras, azeites, benzina, sulfeto de carbono, terebintina, éter e clorofórmio e tem densidade próxima da água.
A grande particularidade da cera de abelha é que apesar da complexidade de sua composição as suas características físicas são estáveis, possibilitando a fácil detecção de algumas fraudes assim como a identificação de sua origem geográfica.
A cera é usada pelas abelhas na construção dos favos, que servem para deposito de mel, pólem e cria.

Propriedades:
Emoliente, amaciante, moldante, impermeabilizante, cicatrizante e embelezadora, anti-inflamatória, anti-bacteriana .

Usos:
Alem do uso pelas abelhas a cera serve como componente em muitos produtos feitos pelas Indústrias de Cosméticos, medicamentos, produtos médicos e cirúrgicos, refratários, Farmacêuticas, Odontológicas, Chocolates, Tintas, Velas, Lentes Telescópicas, Mobiliário, Depilação, Cintas Adesivas, Artigos de Couro, Moldes, Restauração de Pinturas, , velas artesanais, etc.
Na área de cosméticos, é utilizada para a fabricação de maquiagens, cremes clareadores,  outros cremes, máscaras faciais e batons. A cera de abelha é um esfoliante natural magnífico (mel cristalizado, a propósito, também). Ela esfolia suavemente as células mortas da pele, poros de compensação e eliminação da poluição.

Uso medicinal:
Desde a Antigüidade a cera é usada para tratar feridas e doenças de pele. Dela são preparados doces enriquecidos com mel, fortalecendo as gengivas, a limpeza dos dentes e fortalecendo o fluxo de saliva e sucos gástricos, melhorando assim o metabolismo. Cera de abelha é usada em muitas pomadas, ataduras e velas de cura. Recentemente, cera de abelha é utilizada com sucesso em combinação com outros produtos apícolas.
Mascada pura destrói o tártaro dentário e depósitos de nicotina. Mascada com mel purifica as vias nasofaringeas e é muito eficiente nos casos de sinusite e asma do feno.

Extração:
O método manual de extrair a cera dos favos é colocá-los dentro de um saco de pano, mergulhá-los em água com um peso em cima e aquecê-los para que a cera derreta e escoe pelas malhas do saco, no qual fica retido o "bagaço" composto por uma finíssima malha de seda tecida pelas larvas que nasceram do favo em sucessivas gerações.
Além da técnica descrita acima, existem outras mais modernas, e ou mais artesanais.


Formas de Apresentação:

Cera Alveolada
Beneficiada de todas as impurezas ela é laminada e alveolada através de um processo todo automatizado. Seu corte é perfeito e sua espessura dentro dos padrões internacionais e a qualidade incomparável. (Uso – Apicultura).

Cera Bruta
Após beneficiada e filtrada a cera bruta é fornecida em barras que pode variar de peso (Uso – os mais diversos).

Cera Branqueada 
Retirada as impurezas a cera de abelha passa por um processo de branqueamento (uso – indústrias de Cosméticos, Farmacêutica, Odontológica, etc.).

Cera Colorida 
A cera sofre um processo químico de tingimento, com isso conseguimos produzir uma grande variedade de cores, que após 10 anos de pesquisa são as mais requisitadas pelo consumidor (uso – fabricação de velas de favo e Artesanato).

Quanto a Pureza:

Filtrada:
A Cera de Abelha Filtrada passa por um processo de derretimento onde as impurezas são retiradas através de um processo de filtragem eliminando os residuos provenientes do processo de produção. Aspecto: Pedaços

Clarificada:
A Cera de Abelha Clarificada passa por um processo quimico de clareamento tornando a cera mais apropriada para aplicação em ceras de depilação (coloridas artificialmente) e em processos de revestimento de capsulas de medicamentos, cremes e velas. Aspecto: Escamas

Branca em Flocos:
A Cera de Abelha Branca passa por um processo de modificação tornando-a mais clara e mais apropriada para diversas aplicações.
Ela passa também para um processo exclusivo de floculação permitindo um melhor processo de derretimento, facilitando a sua utilização.
Aspecto: Escamas

Branca em Pedaços:
A Cera de Abelha Branca passa por um processo de modificação tornando-a mais clara e mais apropriada para diversas aplicações. Ela pode também ser apresentada em flocos.
Aspecto: Pedaços

Grau Cosmético:
A Cera de Abelha Grau Cosmético assim como a Cera de Abelha Branca passa por um processo de modificação tornando-a mais clara e mais apropriada para diversas aplicações. Ela pode também ser apresentada em flocos.
Aspecto: Pedaços ou flocos


Receitas com cera de abelha:
Cera de Depilação

 - 125 gr de cera de abelha
- 375 gr de breu
- 8 ml de glicerina líquida

Coloque a cera de abelha e o breu na panela esmaltada e derreta em banho-maria.
Vá mexendo com o bastão até dissolver os ingredientes.
Deixe a mistura esfriar por 10min.
Em seguida, adicione a glicerina líquida e mexa bem.
Despeje a cera no pote de vidro e feche-o.
Finalize colando a etiqueta no vidro, se preferir use pote de plástico.

DICA DE USO : Antes de usar a cera, aqueça o pote no microondas durante dois minutos para amornar. Este tempo varia de acordo da potência de cada forno.
Em seguida, aplique a cera na pele, deixe secar e puxe as laterais para retirar.
O prazo de validade desta cera é de 1 ano.


Receita para pele rachada:
1 colher de chá de cera de abelha
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de suco de cenoura ( para peles oleosas usar suco de pepino)
Derreta a cera de abelha em banho Maria. Em seguida, sem tirar do banho acrescente a manteiga, mexendo até que ela derreta, então acrescente a cenoura.
Mexa por 30 segundos,desligue e bata no mixer um pouco.
Espere ficar morno e aplique no rosto por 20-25 minutos.
Retire com água morna e seque o rosto delicadamente.

Máscara refrescante tonificar e nutrir de cera de abelha para a pele já envelhecimento: 
Mistura 1:
1 colher de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de suco de cenoura
2 colheres de sopa de batata crua
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de limão
Mistura 2:
1 colher de chá de cera de abelha
1 colher de lanolina
1 colher de chá de óleo de gérmen de trigo
1 colher de chá de óleo de semente de uva ou pêssego
1 colher de chá de óleo de rosa mosqueta
0,5 grama de vitamina e oleosa
0,5 grama de d-pantenol

Misture toda a mistura 1 colocando o limão por último . Reserve.
Em outro recipiente, derreta a cera de abelha em banho Maria. Em seguida, sem tirar do banho acrescente a  lanolina, os óleos e os outros componentes.
Mexa por 1 minuto, desligue e misture os componentes da mistura 1.
Bata no mixer um pouco.
Espere ficar morno e aplique no rosto por 20-25 minutos.
Retire com água morna e seque o rosto delicadamente.

Obs.:As formulações postadas pelo Sabão e Glicerina são meramente sugestivas, cortesia da boa vontade de fabricantes e fornecedores, apresentadas de boa fé  e fruto do conhecimento e experiência de sua equipe técnica. As informações têm valor apenas indicativo.Quaisquer informações inclusive as sugestões de condições de uso dos produtos, não devem substituir ensaios e verificações experimentais que são indispensáveis para assegurar a adequação do produto a cada aplicação específica.


Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.
Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando oque você achou!!!!!
Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.
Atéa próxima
EquipeTécnica Sabão e Glicerina

Clique aqui para visitar nossa Loja Virtual











Nenhum comentário: