Essências X Óleos Essenciais

EssênciasX Óleos Essenciais


Essência:
É a matériaprima para fabricação de perfumes, extratos de perfumes, colônias ouDeo-colônias, etc.
São compostosque originalmente eram produzidos com vários óleos essenciais combinados paradar o bouquet ou aroma final.
Atualmente, amaioria dos perfumes é feita com produtos sintéticos, que são fabricados emlaboratório e que imitam os odores naturais.
Alguns perfumesainda mantém parte de seu bouquet feito de alguns óleos essenciais, mas aessência natural já quase não faz parte da perfumaria moderna, entre outrascoisas, pelo seu custo de produção que é muito mais alto do que a sintética e aquantidade produzida, que é muito maior e mais facilmente obtida no caso dassintéticas.

Óleosessenciais voláteis ou etéreos:
são substâncias voláteis, produtos de extração de uma espécievegetal aromática (flores,folhas, frutos, cascas e sementes) e portanto concentrados,apresentando toxicidade mais elevada que a da planta de origem . Encontrados emvárias plantas aromáticas, possuem como características básicas o cheiro e osabor. São insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.
Todas as plantas são tóxicas, o que as diferencia é o grau detoxicidade. Plantas consideradas medicinais também são tóxicas, pois seingeridas em excesso, sob a forma de chás, principalmente, num período breve oulongo (intoxicação crônica) poderão acarretar sintomas de intoxicação,irredutivelmente!

Óleos carreadores:
São obtidos por prensagem a frio de sementes e castanhas,diferenciam-se dos óleos essenciais por não serem voláteis e possuírem altoteor de ácidos graxos em sua constituição. São óleos carreadores paramassagens,pois são empregados como veículos de óleos essenciais ou extratos deplantas medicinais diversas, e são deslizantes para as mãos na massagem.
A área queaplica os óleos essenciais como medicação é a Aromaterapia, o seu uso é sempreem pequenas quantidades, e é preciso sempre saber como e quanto usar porquepodem trazer problemas de saúde devido à sua toxicidade.
Nunca utilizeum óleo essencial sempre o acompanhamento de um profissional habilitado. Sejaresponsável e consciente no seu consumo.




Clique aqui para ver a matéria óleos essenciais e suas funções






Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pragente contando o que você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostariade ler aqui.
Até a próxima

Equipe Técnica Sabão e Glicerina

2 comentários:

Aromas de Gaia disse...

Vocês vão postar alguma receita de como usar os óleos essenciais nos cosméticos artesanais? Obrigada
Raquel

cema disse...

Cara Raquel
No final da matéria, existe um link para a próxima matéria sobre o assunto, que inclui as receitas com os óleos essenciais.
Creio que você não viu o link ,segue abaixo o endereço para você acessar:
http://sabaoeglicerina.blogspot.com.br/2012/03/receitas-com-o-uso-de-oleos-essenciais.html

Aguardamos sua nova visita, e obrigada por seu interesse!