Cosméticos e Insumos Saiba Quem é Quem


A alguns anos atrás, fazer cosméticos era privilégio dos bioquímicos e farmacêuticos exclusivamente. Com a chegada dos produtos para corpo artesanais, um novo público surgiu no panorama do mercado internacional. Hoje muitas pessoas procuram fazer seu próprio produtos para banho e cuidados com a pele, incrementandos-os com insumos naturais ou artificiais da área cosmética.

Para ajudar este novo público, esta matéria vem esclarecer alguns conceitos e dúvidas que surgem e ficam no meio do caminho, gerando mal-entendidos e confusões na hora de comprar e ou manipular os produtos.

Pois bem, vamos esclarecer:

Segunda o ANVISA, Cosméticos, Produtos de Higiene e Perfumes, são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado.

Ou seja cosmético é todo o produto acabado e pronto para o uso do consumidor. Este uso é externo e pode abranger um ou mais regiões do corpo.

Matéria-prima ou insumo, é todo aquela substancia ou conjunto de substâncias que entram na produção de um cosmético ou produto final, e que será modificada durante o processo de confecção do produto final. É um ingrediente ou conjunto de ingredientes da composição do produto final.

Uma matéria-prima pode ser um produto final ou cosmético? Sim, em alguns casos, o insumo ou matéria-prima é o próprio cosmético ou produto final. Um exemplo disso é o óleo de amêndoas que é vendido por diversas marcas de empresas de cosméticos.

Qual a diferença entre o insumo sozinho, e como produto final? A diferença é que como insumo ele está completamente puro, sem a adição de nenhum outro produto que agregue valor à formulação, como cosmético, ele pode estar diluído e adicionado de conservantes, corantes e ou perfumes que lhe conferem características diferentes do produto original.

Um exemplo que mostra bem esta diferença, é o conhecido óleo de rosa mosqueta. O insumo, é puro, vendido separadamente como matéria-prima para diversos produtos cosméticos, onde entra em quantidades varáveis como ingrediente das formulações.

Encontramos também no mercado, o produto óleo de rosa mosqueta cuja indicação é cicatrizante e ou regenerador da pele. Este produto, nada mais é do que a matéria-prima, diluída (não é 100% puro) e vem adicionado de conservantes, perfume e o veículo.  
 
Por conta desta diferença, encontramos um valor diferente entre a matéria-prima e produto final encontrado em lojas e perfumarias, e outras diferenças na aparência e consistência do produto. O insumo tem cor diferente, não tem odor, deve ser puro e não vem com conservantes, já que sua finalidade é ser adicionado a uma formulação.

Apenas para esclarecer, veículo ou solvente, é a substância na qual dissolvemos os ingredientes ou insumos da formulação, geralmente é o produto em maior quantidade da fórmula. Um exemplo é a água deionizada que se usa para dissolver as bases para shampoo e outros produtos.  

É fundamental ressaltar que os insumos JAMAIS DEVEM SER UTILIZADOS PUROS, fora de uma formulação, pois toda substância cosmética tem um limite de concentração de uso, o uso fora deste limite pode causar efeitos indesejados que vão desde coceiras leves até problemas graves que podem levar o usuário a ter que consultar um médico para resolvê-los.

Embora as substâncias usadas sejam rotuladas como cosméticos, elas nem sempre são inócuas ou livres de feitos colaterais quando utilizadas erroneamente. A aplicação de produtos na pele ou no cabelo tem que ser feita de forma responsável para que não produza efeitos indesejados ou problemas mais sérios.

Se você não conhece bem o produto ou isumo que está comprando, consulte o seu vendedor e peça esclarecimentos, nunca compre ou use algo que não conheça bem, pois o uso errado como já colocado, pode causar efeitos colaterais prejudiciais. 

Antes de tudo SEJA UM CONSUMIDOR RESPONSÁVEL, saiba o que está comprando, e onde e como vai utilizar. Sempre compre em locais idôneos que possam garantir a qualidade do produto comprado.

Espero que esta matéria tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Tem algum comentário a fazer? Gostou desta matéria, escreva pra gente contando o que você achou!!!!!

Deixe seu comentário com sugestão de matérias que você gostaria de ler aqui.

Até a próxima

Equipe técnica Sabão e Glicerina



2 comentários:

Anônimo disse...

As ressalvas sobre o uso de insumos no dia-a-dia também vale para os produtos de origem vegetal como as manteigas e os óleos comercializados pela sua loja?

O uso deles pode trazer maleficios a pele e aos cabelos por exemplo?

Obrigada

Anônimo disse...

Boa tarde,

as ressalvas sobre o uso de insumos também são válidos para os insumos de origem vegetal como as manteigas e os óleos comercializados pela Sabão e Glicerina? Podem trazer maleficios aos cabelos e pele se usados em grande quantidade?

Desde já, obrigada